ENCONTROS PRETÉRITOS

BATE-PAPO SOBRE A PESQUISA NA GALERIA DO CENTRO CULTURAL DO BANCO DA AMAZÔNIA, EM BELÉM/PA (2011)

PAPO_BASA (1)PAPO_BASA (01)

Bate-papo sobre processo de criação, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia. 17.11.2011 Fotos: Lauro Barbosa

RELATO E ENSAIOS FOTOGRÁFICOS NO PROJETO “n-corpoimagem”, EM RIO GRANDE/RS (setembro-outubro/2011)

De quinta-feira 29 de setembro a sábado 01 de outubro de 2011, aconteceu o encontro aberto ao público com Flavya Mutran para um relato de processo criativo seguido de uma oficina experimental de fotografia digital. A atividade integrou a programação do projeto “n-corpoimagem: Fotografia e Cinema, práticas e poéticas contemporâneas”, no LAPPI. O convite partiu do Prof. Dr. Marcelo Gobatto coordenador do projeto, e contou com a participação de 16 alunos do curso de Artes Visuais da FURG.

ROSTO ÁGRAFO DOS EGOSHOTS NO V AGOSTO DA ARTE, em Fortaleza/CE. (agosto/2011)

Parte da pesquisa ‘PRETÉRITO…’, especificamente a série EGOSHOT, foi apresentada durante o V AGOSTO DA ARTE realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza/CE, em agosto deste ano. O Seminário, que também contou com a participação de vários artistas, pesquisadores, colecionadores e críticos de fotografia, tratou sobre as mais diferentes abordagens em torno do tema FRONTEIRAS VAZADAS.

Rostos diários congelados fotograficamente e sobrepostos como se fossem páginas de um livro sem palavras, foi parte da fala sobre a série EGOSHOT, no CCBNB, no dia em que a fotografia completava 175 anos de existência. Foto: Nely Rosa.

Falar sobre os modos que o internauta dar a ver seu mundo como se estivesse todos os dias congelando a imagem do espelho, foi o ponto de partida para tratar das fronteiras de unem ou separam o espaço íntimo e a esfera pública. O usuário comum hoje é responsável por experimentar todo tipo de apropriação, e porque não paródias e outros tipos de procedimentos antes restritos ao campo da arte ou da comunicação. Graças à fotografia e à internet, podemos ver e compartilhar as influências que a arte – principalmente do cinema -, e os meios de massa – fundamentalmente da tv -,
causaram à nossa forma de nos relacionar com os outros e com nós mesmos.

A partir da esquerda, Cristina Parente (CE), Flavya Mutran (PA), Mauro Kouyre (PB) e Silas de Paula (CE) durante o debate, após as apresentações. Foto: Nely Rosa

Outros assuntos foram trazidos para enriquecer a discussão que coincidentemente acontecu no mesmo dia do aniversário internacional da Fotografia, 19 de Agosto, como “A linguagem fotográfica e academia Brasileira Atual”, por Mauro Kouyre (Unversidade Federal da Paraíba); “O Retrato do Ceará”, por Silas de Paula e “A Fotografia Contemporânea e os jovens Fotógrafos Cearenses”, por Cristina Parente, ambos pesquisadores do
Ceará.

RELATOS E WORKSHOP PARA COMUNIDADE ACADÊMICA DA FEAPA, EM BELÉM/PA. (maio/2011)

Em 03 de maio deste ano, a convite da Coordenação do curso de Design Gráfico da Faculdade de Estudos Avançados do Pará, aconteceu a mesa redonda – FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA E DESIGN – com participação do Prof.Msc. Alexandre Sequeira, Profa. Msc. Flavya Mutran, Profa. Msc. Vânia Leal (FEAPA).

Acima, Vânia Leal, que conduziu a mesa, Flavya Mutran e Alexandre Sequeira durante o relato da pesquisa de Mestrado, desenvolvida na UFMG. Abaixo, Edson Franco Jr. (à esquerda) recebeu os convidados para a III Semana do Empreendedorismo na Feapa, em Belém/PA.

O encontro foi organizado com o intuito de aproximar professores, alunos e profissionais de diferentes áreas em torno de seus projetos empreendedores, pesquisas e experiências. Na ocasião, foram relatados os processos de pesquisas dos participantes em torno de temas relacionados com Fotografia, Memória, Ficção, Redes Sociais e estratégias de interação artística.

Oportunidade única, emocionante, que contou também com a participação dos fotógrafos paraenses Luciana Magno, Michel Pinho, Guy Veloso, e Alberto Bitar (foto acima).

ENCONTROS NA GALERIA DO MAC-RS, EM PORTO ALEGRE/RS. (março e abril/2011)

Em março e abril de 2011, dois grupos agendaram visita à exposição ‘Pretérito Imperfeito’ para bate-papos. A professora Sandra Rey, do IA/UFRGS levou os alunos da disciplina de laboratório de Imagem Digital para trocar idéias sobre o tema Retratos e Autorretratos.

À esquerda, Profª Sandra Rey (sentada na escada) e os alunos do Instituto de Artes da UFRGS.

Outro grupo que visitou a exposição foi o ‘GEF – Grupo de Estudos Fotográficos’ de uma das oficinas do Atelier Livre coordenadas pela Professora Niura Ribeiro. A fotografia foi foco do bate-papo que também tratou sobre apropriação, manipulação da imagem digital, processos tradicionais e experimentais da fotografia e imagem, entre outros.

Acima e abaixo, Niura Ribeiro e integrantes do GEP, durante troca de idéias na quarta-feira, 30 de março de 2011. Foto: Bragança

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s